Intervenções educativas realizadas por enfermeiros para os clientes submetidos ao cateterismo cardíaco
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as principais intervenções educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a orientação dos clientes que serão submetidos ao cateterismo cardíaco: Realizou- se uma revisão integrativa da literatura disponível nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo) Brasil. Foram selecionados 16 artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, sem limite temporal obedecendo aos critérios de inclusão. Os temas mais abordados acerca das intervenções educativas foram: Orientação verbal, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) pautada na teoria de Roy, checklist, cartilha e manual. O enfermeiro possui habilidades e perspicácias para aplicação de técnicas educacionais que auxiliam os clientes no confronto de situações estressoras. São necessárias novas pesquisas que respondam a ambiguidade existente na literatura acerca de avaliação dessas ferramentas, a fim de prestar uma assistência mais qualificada e humanizada para esses clientes.
Palavras-chave: Enfermeiros. Intervenções Educativas; Cateterismo Cardíaco.
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PDFReferências
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UNIDADE DE HEMODINÂMICA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472009000400022
DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.232
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