Intervenções educativas realizadas por enfermeiros para os clientes submetidos ao cateterismo cardíaco

Bruna Dantas Diamante Aglio, Gisella de Carvalho Queluci

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar as principais intervenções educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a orientação dos clientes que serão submetidos ao cateterismo cardíaco: Realizou- se uma revisão integrativa da literatura disponível nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo) Brasil. Foram selecionados 16 artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, sem limite temporal obedecendo aos critérios de inclusão. Os temas mais abordados acerca das intervenções educativas foram: Orientação verbal, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) pautada na teoria de Roy, checklist, cartilha e manual. O enfermeiro possui habilidades e perspicácias para aplicação de técnicas educacionais que auxiliam os clientes no confronto de situações estressoras. São necessárias novas pesquisas que respondam a ambiguidade existente na literatura acerca de avaliação dessas ferramentas, a fim de prestar uma assistência mais qualificada e humanizada para esses clientes.

Palavras-chave: Enfermeiros. Intervenções Educativas; Cateterismo Cardíaco.


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Referências


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UNIDADE DE HEMODINÂMICA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472009000400022




DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.232

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