Metodologias Ativas e Histórias em Quadrinhos: uma proposta para Educação em Saúde

Rodrigo Batista Santos Silva, Saulo Nogueira Hermosilla Almeida, Juliane Vaz da Silva, Alessandra Sudré, Thiago de Freitas Santos, Leoni Rastoldo Nunes, Fernanda Grazielle Lopes Pacheco Rastoldo, Luiz Flavio Vinciprova Fonseca, Maria da Conceição Vinciprova Fonseca

Resumo


Este estudo tem o objetivo de compreender a importância de Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem, considerando Histórias em Quadrinhos-HQs para a contextualização da educação e, especificamente, da educação em saúde como uma proposta. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura por meio do Portal de Periódico da CAPES. Constatou-se, por meio dos resultados, que a adoção de Histórias em Quadrinhos como Metodologia Ativa de aprendizagem na educação contribui para a promoção da saúde, socialização, melhora significativa na adesão a medicamentos, apoio para alimentação saudável de crianças e promoção da diversidade. Conclui-se, assim, que Histórias em Quadrinhos representam uma ferramenta eficaz não apenas na educação de crianças, pois essa ferramenta pode ser útil para alunos de graduação e servir de apoio pedagógico para professores de diversas áreas.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Histórias em Quadrinhos; Metodologia Ativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, C. S.; BEZERRA, J. A. B. O lúdico, a escola e a saúde: a educação alimentar no gibi. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, p. 889-904, 2016.

ALVES, B. F.; FERREIRA, E. A. L. F.; DE SOUZA, S, B. B. Histórias em Quadrinhos na Educação Infantil: possibilidades pedagógicas para o ensino da língua materna. REVISTA INTERSABERES, v. 15, n. 36, p. 597-623, 2020.

ASHWAL, G.; THOMAS, A. Are comic books appropriate health education formats to offer adult patients?. AMA journal of ethics, v. 20, n. 2, p. 134-140, 2018.

AVAROGULLARI, A. K.; MUTLU, Z. Pre-Service Social Studies Teachers' Opinions on Using Comic Books in Social Studies Teaching. Asian Journal of Education and Training, v. 5, n. 4, p. 538-547, 2019.

BOERMAN-CORNELL, B. More than Comic Books. Educational Leadership, v. 70, n. 6, p. 73-77, 2013.

BRANSCUM, P. et al. A Formative Evaluation of Healthy Heroes: A Photo Comic Book-Social Cognitive Theory Based Obesity Prevention Program. Journal of Health Education Teaching, v. 7, n. 1, p. 52-63, 2016.

CHOU, W.-Y. S. et al. Health literacy and communication quality in health care organizations. *Journal of Health Communication*, v. 19, p. 143-156, 2014.

CZERWIEC, M. et al. Graphic medicine manifesto. Penn State Press, 2020.

DANDO, M. Black Heroes Matter: Toward a Critical Race Theory Framework for Comics Education. Research on Diversity in Youth Literature, v. 5, n. 1, 2023.

DE CARVALHO, M. L. A.; DOS SANTOS, A. Z. G.; DE FREITAS, R. R. M. EDUCA CIM: EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, v. 15, n. 1, 2023.

DE SOUZA PAIVA, C. et al. Aplicação do Arco de Maguerez na promoção e educação em saúde bucal: relato de experiência. Revista Pró-UniverSUS, v. 14, n. 1, p. 78-82, 2023.

DE TOLEDO, K. A. et al. O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio. Revista Inter Ação, v. 41, n. 3, p. 565-584, 2016.

DOS SANTOS ANGELO, D. F. et al. Metodologias ativas e sua implementação no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Editora Licuri, p. 126-143, 2023.

FITRIYANTI, N.; BAHRI, B. S.; KRISTANTO, A. Comics As Instructional Media in Education Journals Across Indonesia: A Systematic Literature Review. Jurnal Teknologi Pendidikan: Jurnal Penelitian dan Pengembangan Pembelajaran, v. 8, n. 1, p. 84-93, 2023.

GERAGHTY, L. Captain Euro and Citizenship Education: Creating A Comic Book Hero for European Children. The Journal of the History of Childhood and Youth, v. 11, n. 1, p. 73-81, 2018.

GONÇALVES, D. S.; PINHO, K. E. P. A história em quadrinhos: metodologia para o ensino do conteúdo vírus com auxílio da ferramenta impressa. O professor PDE e os desafios da Escola Pública Paranaense, v. 1. 2013.

GREEN, M. J. et al. Teaching with comics: a course for fourth-year medical students. Journal of Medical Humanities, v. 34, p. 471-476, 2013.

GREEN, M. J.; MYERS, K. R. Graphic medicine: use of comics in medical education and patient care. Bmj, v. 340, 2010.

GUIMARÃES, C.; OLIVEIRA MACHADO, M. C..; FERNANDES, S. F. Comic Books: A Learning Tool for Meaningful Acquisition of Written Sign Language. Journal of Education and Learning, v. 7, n. 3, p. 134-147, 2018.

HOUTS, P. S. et al. Using pictographs to enhance recall of spoken medical instructions II. Patient education and counseling, v. 43, n. 3, p. 231-242, 2001.

KING, A. J. Using comics to communicate about health: an introduction to the symposium on visual narratives and graphic medicine. 2017.

LEUNG, A. et al. Improving health literacy and medication compliance through comic books: a quasi-experimental study of Chinese community-dwelling older adults. Global Health Promotion, v. 25, n. 4, p. 67-78, 2018.

MATSUOKA, M.; YAMASHITA, Y. An Investigation into the Actual Condition of Graphic Medicine in Japan. Journal of Medical Humanities and Social Studies of Science and Technology, 2014.

MCNICOL, S. The potential of educational comics as a health information medium. Health Information & Libraries Journal, v. 34, n. 1, p. 20-31, 2017.

McNICOL, S. The potential of educational comics as a health information medium. Health Information & Libraries Journal, v. 34, n. 1, p. 20-31, 2017.

MOMAND, B. et al. Making Quality Improvements to Clinical Simulation Scenarios via Podcasting. Cureus, v. 15, n. 5, 2023.

OLIVEIRA, L. M. S. D.; DE ARAGÃO, P. C. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as práticas educativas na formação inicial docente. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 171-190, 2018.

PIZARRO, M. V. A contribuição das histórias em quadrinhos como recurso didático para a prática docente: construção de um acervo virtual de quadrinhos e desenvolvimento de atividades para os anos iniciais do ensino fundamental. VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2015.

PRADO, C. C..; DE SOUSA JUNIOR, C. E.; PIRES, M. L. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 11, n. 2, 2017.

RESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. New York, 2010.

SABINO, C. V. S.; DIAS, S. D.; LOBATO, W. Uso da história em quadrinhos na educação ambiental em Santo Antônio de Pádua, RJ. Terrae Didatica, v. 15, p. e019032-e019032, 2019.

SANTIAGO DE ASSIS, ELIAS. A confecção de histórias em quadrinhos como mecanismo de aprendizagem de geometria. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, 2019.

SEIXAS, R.; FAVARO, D. M. M. Histórias em quadrinhos (HQ) como método avaliativo usado na educação sexual: Investigações acerca da gravidez na adolescência. Revista Memorare, v. 7, n. 1, p. 27-52, 2020.

SHIMAZAKI, Elsa Midori et al. O trabalho com o gênero textual História em Quadrinhos com alunos que possuem deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 121-142, 2018.

SHRIVASTAVA, S. R.; SHRIVASTAVA, P. S. Employing comics for strengthening the delivery of medical education and patient care. Journal of Clinical and Scientific Research, v. 12, n. 2, p. 155-157, 2023.

SILVA XAVIER, G. K. R. Histórias em quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. Revista Darandina, p. 1-20, 2017.

SILVA, G. B.; SOTÉRIO, C.; QUEIROZ, S. L. Aplicação de uma história em quadrinhos, trinity, na educação em química. Química Nova, v. 44, p. 890-898, 2021.

SILVA, K. C. S.; FREITAS, G. N.; CAMPOS, M. B. S. História em quadrinhos como metodologia facilitadora no conhecimento da política nacional da atenção básica: a educação popular como experiência. In: V Congresso Nacional de Educação [internet]. Anais do V CONEDU, Campina Grande, Realize Editora. 2018.

SOUSA SILVA, Cássia Vanesa; DOS SANTOS, Givaldo Oliveira. Aprendizagem matemática baseada em história em quadrinhos (HQs) PARA O ENSINO

MÉDIO. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA BASEADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs) PARA O ENSINO MÉDIO, p. 1-388–416.

SOUSA, M. S.; SILVA, A. L. S. MAYA, A. Precursores de uma produção discente de quadrinhos no ensino fundamental II. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias-CINTERGEO. 2019. p. 128-132.

SPENCER, J. Learning and teaching in the clinical environment. BmJ, v. 326, n. 7389, p. 591-594, 2003.

WILLIAMS, I. C. Graphic medicine: comics as medical narrative. Medical Humanities, v. 38, n. 1, p. 21-27, 2012.

WYNIA, M. K.; OSBORN, C. Y. Health literacy and communication quality in health care organizations. Journal of health communication, v. 15, n. S2, p. 102-115, 2010.

ZAGKOTAS, V. Are comic books appropriate for teaching History? Three suggestions for Greek Primary Education. Education 3-13, v. 47, n. 3, p. 358-365, 2019.




DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.227

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Acta Biomedica Brasiliensia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.