Orientação sexual no ensino médio: combate ao Papilomavírus Humano

Biazi Ricieri Assis, Carlos Alberto Sanches Pereira, Flávio Vaz Machado, Ilda Cecília Moreira Da Silva

Resumo


O número de infecções pelo Papilomavírus Humano (HPV) em jovens adolescentes vem aumentando a cada ano. Como consequência, mulheres em idades precoces estão desenvolvendo lesões precursoras e invasoras no colo do útero. Neste artigo propõe-se uma análise do conteúdo didático em livros do ensino médio aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018, em relação à abordagem de infecções e doenças sexualmente transmissíveis associadas ao HPV na orientação sexual de alunos no ensino médio. Os critérios e parâmetros utilizados nas análises foram: linguagem científica, contextualização do conteúdo, ilustrações e exercícios de consolidação. A análise dos conteúdos apresentados nos livros, demonstrou deficiências na transmissão de informações relevantes acerca das doenças provocadas pelo HPV, no rastreio para diagnóstico precoce de doenças associadas e na prevenção primária (vacinação). Salienta-se a importância de uma orientação sexual conduzida por uma matriz curricular transversal para abordagem dos temas em educação sexual, assim como a capacitação de docentes e ferramentas didáticas imprescindíveis para o desenvolvimento da vida sexual de jovens adolescentes.


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DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.200

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