O GASTRÓPODE Bradybaena similaris (Férussac, 1821) (Pulmonata, Xanthonychidae) COMO MODELO EXPERIMENTAL PARA ESTUDO EM LABORATÓRIO

Marcelo Nocelle ALMEIDA, Inês Scassa AFONSO-NETO

Resumo


Entre as dificuldades enfrentadas pelos alunos nos cursos de ciências biológicas é a transformação de conhecimentos adquiridos nos conteúdos teóricos acadêmicos em conteúdos inteligíveis nos cursos da educação básica bem como uma interligação entre cotidiano e prática extraída desses conteúdos. Por outro lado, os alunos terão um aprendizado mais efetivo se puderem valer-se de metodologias que permitam um intercâmbio entre os conteúdos acadêmicos e a possibilidade de uma aplicação desses conteúdos em situações cotidianas. O presente trabalho tem por objetivo descrever uma metodologia que permita desenvolvimento de aspectos interdisciplinares. É um trabalho indicado para ser aplicado com alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas utilizando o gastrópode terrestre Bradybaena similaris (Férussac, 1821) como modelo. Discute-se nesse trabalho a fisiologia do crescimento e da reprodução, a genética, ecologia e o comportamento dessa espécie. Ao final propõe-se uma metodologia de discussão e exposição dos resultados obtidos.


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DOI: https://doi.org/10.18571/acbm.083

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