ABORDAGEM DO TEMA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, NO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, A PARTIR DE UM JOGO DIDÁTICO

Jean Carlos MIRANDA, Glaucia Ribeiro GONZAGA, Patrícia Elias PEREIRA

Resumo


Independentemente do nível de ensino dos alunos da educação básica, tratar de temas como doenças sexualmente transmissíveis (DST) não é um processo simples. O Ensino Fundamental Regular apresenta o complicador do baixo desenvolvimento psicossocial para lidar com temas, que para os alunos é constrangedor. Utilizando o lúdico para modificar a forma de abordagem desse tema, é possível alcançar objetivos didáticos e a construção de conhecimento de forma dinâmica e sólida. Com essa premissa, este trabalho apresenta o jogo didático “Boliche das DST’s – uma análise de caso”, que possui uma abordagem diferente dos jogos didáticos tradicionais. Por não representar os clássicos jogos de cartas e tabuleiro, este jogo, que utiliza o método de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), se mostrou uma novidade para os alunos, que precisavam se organizar para trabalhar em equipe de forma diferente da qual estavam acostumados. Os resultados da avaliação do jogo didático validação, quanto a usabilidade, indicam que a proposta do jogo didático é válida para seu uso com alunos do Ensino Fundamental Regular.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18571/acbm.159

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