ANÁLISE DA ABORDAGEM E CONHECIMENTO DO TEMA PARASITOSES CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SALINAS-MG

Nathália Bastos LIMA, Larissa Mendes SANTOS

Resumo


As parasitoses são doenças que trazem prejuízos à população e estão presentes em muitas regiões, sendo as ocasionadas por protozoários bem comuns no Norte de Minas Gerais. Este trabalho visa analisar o grau de conhecimento sobre o tema “Parasitoses humanas causadas por protozoários”, nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas do município de Salinas-MG. Para isso foram aplicados questionários sobre as doenças causadas por protozoários, os sintomas, fases clínicas da doença, exemplos de protozoários e mecanismos de transmissão. Além disso, foi aplicado um questionário para os docentes que ministram a disciplina de Biologia para verificar a visão quanto ao ensino do conteúdo Parasitologia e como este é abordado em sala de aula, e por fim analisou-se o livro utilizado pelos docentes, caracterizando o conteúdo das parasitoses causadas por protozoários quanto à linguagem utilizada e atividades propostas. Os resultados indicam que os estudantes precisam adquirir um melhor aprendizado significativo sobre o tema, mostrando a necessidade de se enfatizar alguns pontos. Também foi observado que os docentes mostraram-se preocupados em abordar esse conteúdo apesar de não terem recursos suficientes para isso. O livro didático analisado aborda este conteúdo de forma superficial e não enfatiza pontos importantes como medidas de prevenção e formas de contágio. Com isso foi possível concluir que a educação para saúde deveria ser trabalhada de forma transversal para que os alunos sejam autores de suas próprias mudanças.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18571/acbm.146

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