PERCEPÇÕES DE DISCENTES QUANTO A IMPORTÂNCIA E SATISFAÇÃO DE ITENS: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO DE FARMÁCIA

Gabriella Lima Viana CHAGAS, Eduardo SHIMODA, Fabrício Ferreira de Albuquerque FERNANDES, Alessandra Lobo da Silva ROSA, Nathália Ramos Ribeiro ROSA, Erik da Silva OLIVEIRA, Aldo SHIMOYA

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar os pontos críticos de um curso técnico em farmácia, visando a posterior adoção de estratégias para melhorar os cursos e reduzir o índice de evasão. Para tal, foi elaborado um questionário contendo 16 itens relacionados às condições socioeconômicas e familiares; à qualidade / infraestrutura escolar; aos aspectos gerais relativos ao curso; à qualidade do curso / ensino na instituição e ao relacionamento entre docente e aluno, sendo que os entrevistados atribuíam notas de1 a5 quanto à importância e à satisfação com estes itens. Foram entrevistados 91 alunos de um curso técnico em farmácia localizado em Campos dos Goytacazes, durante os meses de junho e julho de 2015. Para análise dos dados, foram utilizados os métodos de Satisfação simples, análise de GAP, Importância versus Satisfação, Abordagem Multiplicativa (Insatisfação Ponderada). Como resultado, verificou-se que são pontos a serem melhorados por terem alta importância e baixa satisfação: "Estágio”; “Atualização do curso quanto a novos produtos farmacêuticos”; “Estrutura física dos laboratórios”; ”Oportunidade de emprego e mercado local favorável”; ”Visitas técnicas”; e ”Palestras e contato com profissionais”. Interessante notar que estes pontos críticos estão relacionados às práticas que envolvem ações por parte da instituição, da equipe de gestão e docentes que atuam no curso. Os resultados apontam para situações que talvez possam ser melhoradas construindo-se práticas cotidianas que favoreçam e despertem o interesse não somente dos alunos, mas também dos docentes, tais como cursos de formação continuada, práticas didáticas e pedagógicas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18571/acbm.123

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