Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Disseminar a produção cientifica nas áreas de ciências da saúde humana, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado em saúde humana no âmbito das Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física, Educação e Saúde, Enfermagem, Ensino de Biociências e Saúde, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Meio Ambiente e Saúde, e Odontologia.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caso Clínico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados à revista são primeiramente avaliados pelo Editor chefe e Comissão Científica, para verificação da originalidade do trabalho, e se considerados aprovados, são encaminhados a dois relatores doutores (consultores ad hoc), de renomado conhecimento na área. Os trabalhos são enviados para avaliação sem identificação dos autores. No caso de pareceres contraditórios, haverá a submissão a um terceiro relator, para desempate.

 

Periodicidade

Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Antiplágio

Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista Eletrônica Acta Biomedica Brasiliensia são verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Por meio da parceria com a ABEC a Acta Biomedica Brasiliensia utiliza sistema Similarity Check para avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos.

 

Indexadores

 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor (es), na qualidade de titular (es) do direito autoral do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à Acta Biomédica Brasiliensia e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo corpo editorial da Revista.